5 Dicas para Você montar o Currículo Perfeito

Especialistas em recursos humanos e recolocação profissional ensinam técnicas para você aprender a montar um currículo capaz de impressionar até o mais indiferente e exigente recrutador...
5 Dicas para montar o currículo perfeito

Quando nos propomos a bancar um projeto, na maioria das vezes, embora o estágio inicial tenha a fama de ser a parte mais difícil da empreitada, quando observamos com mais atenção, sem dúvida, o lado mais dramático e crítico ainda é a sua conclusão...

Iniciando o projeto...

Escrever um Curriculum Vitae (CV) de qualidade é uma das habilidades mais importantes que você deverá adquirir enquanto jovem candidato a um emprego. Entretanto, caso seja como a maioria dos estudantes ou recém-formados, pode ser que não tenha a menor ideia de como fazer, muito menos por onde deve começar.

Se esse for o seu caso, acreditamos estas “Cinco Dicas de como montar um Currículo primoroso” lhe serão muito úteis. Portanto, vejamos quais são.

Em primeiro lugar coloque em ordem todas as Informações disponíveis...

A parte mais difícil de qualquer projeto, especialmente quando nos falta a respectiva experiência é, em boa parte dos casos, o início. Para muitos candidatos a emprego, o primeiro grande obstáculo que encontram à sua frente é descobrir como organizar o CV, ou ainda quais informações são mais relevantes para nele constar.

Um CV normalmente começa destacando o nível de escolaridade; em seguida vem a experiência profissional, como, por exemplo, todos os trabalhos temporários ou voluntários já realizados. Um candidato novato em busca do seu primeiro emprego deve se concentrar inicialmente em sua experiência acadêmica e atividades extracurriculares. Uma coisa que chama bastante a atenção dos empregadores são aqueles candidatos com experiência em atividades voluntárias, especialmente quando demonstram ter um perfil de liderança.

Mantenha o CV Resumido e Conciso...

O que muitos jovens candidatos a emprego ainda não sabem é como os Encarregados de contratação decidem qual será o currículo que vai merecer sua atenção. O fato é que, em primeiro lugar, farão uma varredura superficial que tomará apenas alguns segundos do seu tempo. Nesse curtíssimo intervalo de tempo eles examinam a aparência como um todo; a distribuição e clareza das informações impressas, a estética e a objetividade dos parágrafos, a simplicidade e a qualidade da organização. Por isso é pura bobagem encharcar o currículo com informações desnecessárias, ou com um grande volume de páginas.

"Seis segundos não é tempo suficiente para alguém ler sua biografia completa. Se a sua experiência é sólida, você não precisa se explicar em detalhes. Vá direto ao que interessa e deixe que suas credenciais digam o resto...", é o conselho dos especialistas. "Você não vai precisar de mais que 4 tópicos para ilustrar os títulos das mais importantes atividades profissionais que exerceu, assim como para o detalhamento de cada uma delas; e todo seu CV deverá ficar restrito a um máximo de duas Páginas. Quando se trata de currículos, pode acreditar, menos é sempre mais..."

Recomendação importante:

Use sempre fontes de fácil visibilidade, letra de tamanho regular, nunca pequena. Ninguém gosta de usar uma lupa para ser capaz de enxergar o que está escrito.

Destaque todas as suas Realizações; aquelas eleitas como as mais importantes, ou ainda aquelas perfiladas com o cargo ao qual está concorrendo...

Entretanto, isso não significa encher o seu CV completamente. Mesmo que você não tenha muita experiência profissional – algo bastante provável nessa fase da sua carreira –, informe as experiências passadas que lhe proporcionaram habilidades, ou novas qualidades, que agregaram mais valor à função para qual está se candidatando.

"Grandes realizações que não estão relacionadas com a carreira ainda merecem um destaque em seu currículo", afirmam os especialistas em recrutamento. "Por exemplo: realizações esportivas poderão mostrar que você é competitivo e sabe como trabalhar eficazmente em equipe; realizações de liderança demonstram capacidade para apoiar e motivar os outros na consecução de um propósito estabelecido; o voluntariado mostra que você sabe como trabalhar com grupos heterogêneos em prol de objetivos comuns."

As palavras, quando usadas com critério lógico e sabedoria, farão toda a diferença...

Quando se trata de fazer um currículo destacar-se, as palavras é a principal ferramenta à sua disposição. Se você deseja manter a atenção do gerente de contratação, então transmita sua mensagem de forma direta, e se possível tente fazê-lo com poucas palavras.

"Escolha suas palavras com sabedoria!", recomendam os especialistas. “Há palavras de ação que tendem a cativar o leitor e a dar mais destaque às suas realizações, mesmo com um rápido olhar. Certifique-se de usar uma variedade destas ao longo do CV. Exemplos incluem: Objetivos alcançados, Direção ou Coordenação, Encarregado, Bem sucedido, Êxito, Gerenciamento, Condução, Inovação com êxito, Construído, Crescimento, Lucro, Resultados acima das expectativas ou expressivos, etc. Descubra outras palavras de efeito, especialmente aquelas que melhor se aplicam ao seu caso particular."

Estar livre de erros é o dever sagrado de qualquer CV que pretenda causar uma diferenciada primeira impressão...

O erro de CV mais comum é também o mais fácil de evitar – palavras com erros ortográficos, erros gramaticais e de pontuação. Lembre-se de uma coisa: O seu CV é mais do que uma lista de suas experiências; ele é também um exemplo da qualidade do seu trabalho.

"O candidato a emprego deve rever o CV várias vezes em busca de erros ortográficos e gramaticais. É muito mais fácil identificar os erros quando o CV é impresso e visto por várias pessoas. O CV deve incluir palavras de ação impactantes. Frases como "responsável" são vagas e não explicam muita coisa, e provavelmente não vai seduzir pelo olhar o recrutador. O importante é que o candidato ao emprego compreenda com clareza quais são seus objetivos na confecção do CV, e desse modo ele deve destacar as experiências que correspondam às qualificações exigidas."

Um CV bem trabalhado é o primeiro passo para a conquista de um emprego novo, e seguindo estas dicas simples, você já está se autoqualificando para que isso se torne uma realidade.

Notas:

Sobre o Autor:

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.