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Os 10 Alimentos Naturais mais Ricos em Beta Caroteno
Editoria de Saúde - 08 de Junho de 2015
Trata-se de um dos mais importantes nutrientes, do qual não podemos prescindir...
"Para alimentar-se de forma saudável é tudo uma questão de hábito, assim como já o é o hábito de alimentar-se mal..."
Beta Caroteno
Poderoso nutriente, a vitamina A tem um papel dos mais importantes em nosso organismo, especialmente quando a questão é o processo da regeneração celular...

Um nutriente Regenerador
Beta Caroteno é o composto Carotenóide responsável pelo pigmento alaranjado de frutas e vegetais. Poderoso Antioxidante, evidências sugerem que o Beta Caroteno ajuda na proteção do organismo contra o Câncer e o envelhecimento das células, sem contar outros inúmeros benefícios.

No organismo se transforma na poderosa Vitamina A.
  • É uma substância necessária à metabolização das proteínas pelo fígado.
  • Regula a formação das cartilagens.
  • Necessária à saúde dos olhos, da pele e das mucosas.

Pessoas que consomem muitas proteínas precisam de uma maior quantidade dessa vitamina.
  • Ela Contribui para o desenvolvimento normal dos dentes e a conservação do esmalte, e ainda cuida como ninguém do bom estado dos nossos cabelos.

  • Protege a área respiratória, é essencial na gravidez e lactação, importante para assimilação das gorduras, para a glândula tireóide, fígado e supra-renais, protege a vitamina C contra oxidações, favorecendo a sua assimilação pelo organismo.
  • Trabalha em conjunto com as vitaminas B, D e E, cálcio, fósforo e zinco.
  • Ajuda no funcionamento adequado do sistema imunológico.
  • Ajuda eliminar as manchas senis.

Sua carência provoca os seguintes problemas:

Em adultos:
  • Problemas na acomodação visual
  • Distúrbios na percepção das cores
  • Secura nos olhos
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Cegueira noturna
  • Problemas nas células da pele
  • Queda na resistência do sistema imunológico
  • Distúrbios relacionados ao metabolismo da pele, etc.
  • Perda de Vitamina C
  • Infecções gastrintestinais, nos olhos, dutos lacrimais e glândulas salivares.

Em crianças:
  • O crescimento e o desenvolvimento da criança ficam prejudicados;
  • Há uma dificuldade de enxergar no escuro (cegueira noturna);
  • Cegueira irreversível nas crianças;
  • Aumento da gravidade de infecções comuns, como a diarréia e infecções respiratórias;
  • Aumento da mortalidade infantil.

Efeitos colaterais:

Na forma de suplementos, a ingestão diária de quantidades acima de 50.000-UI pode ser tóxica. Em crianças e adultos, o consumo exagerado pode provocar alguns sintomas:

  • Em crianças – Convulsões, vômitos, Parada no Crescimento.
  • Em adultos – Letargia, Sudorese, Dores de Cabeça e Abdominais, Dores nos Ossos e Juntas, Cabelos Quebradiços e Fracos, Queda de Cabelos, Unhas Fracas, Menstruações Irregulares, Pele Seca e Áspera, Tonturas, Náuseas, Fissuras nos Lábios, Lesões Hepáticas, Anorexia

E qual o melhor e mais seguro modo de evitar os exageros? Conhecer esses limites. Afinal de contas, informação é a chave mestra capaz de nos abrir as portas certas, de livrar-nos dos contratempos motivados pela ignorância!

Entretanto, quando a ingestão desse nutriente é feita através das fontes naturais, isto é, do consumo de frutas e vegetais, os efeitos colaterais causados por essa saturação são praticamente nulos.

Veja a seguir quais são os 10 alimentos naturais mais ricos em Beta Caroteno.

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