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Os Benefícios do Vinagre de Maçã
Editoria de Nutrição

O Que as Pesquisas Realmente falam sobre o Vinagre de Maçã?

Vinagre de Maçã
A despeito dos mitos que se criaram em torno desse alimento, o que existe de verdade?

Introdução
Em primeiro lugar, esse texto não se propõe a ser, nem uma análise, nem um estudo completo sobre o Vinagre de Maçã. Entretanto, pode servir como um esclarecimento inicial, para ajudar o leitor a conhecer mais sobre o assunto.

Dentro das chamadas terapias alternativas, onde até na forma de cápsulas já pode ser encontrado, existe uma espécie de clamor às propriedades “milagrosas” que o Vinagre de Maçã proporciona à saúde, e, de fato, parece que algumas pessoas já constataram em si mesmas alguns destes benefícios.

No entanto, muito daquilo que se lê, especialmente na Internet, está repleto de exageros, ou simplesmente são coisas infundadas.

Alguns defensores do ingrediente asseguram que ele é capaz de curar quase tudo, desde Refluxo a Diabetes, e também, verrugas, fungos de unha, pé de atleta, câncer, artrites, halitose, colesterol alto, gota, infecções urinárias, pressão alta, intoxicação, e até, piolhos!

A despeito do que afirmam os mais exaltados, vamos examinar aquilo que realmente se sabe a respeito do Vinagre de Maçã, baseados nos estudos científicos disponíveis até esse momento.

As Últimas pesquisas sobre o Vinagre e a Diabetes
Surpreendentemente, há pouca pesquisa sobre o uso do Vinagre com propósitos terapêuticos, ou de saúde, considerando o grande alarde que se têm feito sobre o assunto nos últimos anos. Entretanto, a falta de estudos científicos é coisa comum quando se trata de um produto natural, da chamada linha das terapias alternativas, sem registro patenteado por nenhuma grande corporação.

Talvez a maior e mais promissora pesquisa, tenha sido aquela feita para estudar os benefícios do Vinagre de Maçã no combate ao Diabetes do tipo 2. Depois disso, vários estudos têm afirmado que o Vinagre pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Em 2004, um estudo citado no Jornal American Diabetes Foundation’s publication Diabetes Care[1], afirmava que o consumo de Vinagre antes das refeições aumentou de forma significativa a sensibilidade à insulina, e reduziu de forma dramática a mesma substância(insulina) e os picos de Glicose que ocorrem após as refeições. O estudo envolveu 29 pessoas, divididas em 3 grupos:

  1. 1/3 tinha sido diagnosticado com Diabetes tipo 2 (Mellitus)

  2. 1/3 apresentava sintomas de pré-diabetes

  3. 1/3 era absolutamente saudável

Os resultados foram bastante significativos:
  • Todos os 3 grupos tiveram uma melhora nos níveis de glicose no sangue ao tomar o vinagre, muito superior ao grupo tratado apenas com amostras Placebo.

  • As pessoas com sintomas pré-diabéticos se beneficiaram muito com o vinagre, e suas taxas de glicose no sangue foram reduzidas pela metade.

  • Pessoas com diabetes melhoraram seus níveis de glicose em cerca de 25%, após o uso do vinagre.

  • Pessoas com sintomas de pré-diabetes, tiveram seus níveis de glicose mais reduzidos do que entre os participantes saudáveis, após os dois grupos tomarem o vinagre.

Um estudo de acompanhamento feito durante algum tempo após a realização do teste, apresentou ainda um inesperado, mas agradável efeito colateral: uma moderada perda de peso. Nesse estudo, os participantes que tomaram 2 colheres de sopa de vinagre antes das duas principais refeições do dia, perderam em média 1 quilo, após 4 semanas, e alguns chegaram a perder até 2 quilos, tudo isso sem alterar de modo significativo sua dieta alimentar regular.

Em 2007, outro estudo citado pela WebMD envolvendo 11 pessoas com diabetes tipo 2, ao tomarem 2 colheres de sopa de vinagre de maçã antes de deitar, tiverem seus níveis de açúcar reduzidos pela manhã entre 4 e 6%.

Embora as pesquisas feitas até agora pareçam favoráveis, mais estudos precisam ser feitos para confirmar a dimensão dos benefícios do Vinagre na estabilização da insulina.




Notas:
[1] Johnston, CS, Kim, CM, Buller, AJ. 2004. Vinegar improves insulin sensitivity to a high-carbohydrate meal in subjects with insulin resistance or type 2 diabetes. Diabetes Care 27(January): 281-282 - http://care.diabetesjournals.org/cgi/content/full/27/1/281


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