Autor: Alberto Grimm[1]
Atualizado: 01 de Agosto de 2024
Se você está se preparando para enfrentar uma entrevista de olho numa vaga de emprego, deverá sentir-se confiante, ou pelo menos demonstrar que o está. E para que venha a se tornar uma realidade será preciso seguir algumas dicas. As dicas são aportes capazes de impressionar seu recrutador e ao mesmo tempo incrementar seu grau de autoconfiança.
Algumas pessoas ficam estressadas quando estão às vésperas de um evento como este. Por isso nunca é demais tentar manter a cabeça fria. Mas, como fazer se o indivíduo, na maioria das vezes, sequer sabe por onde começar?
Caso precise fazer apresentações, pratique bastante diante do espelho, ou mesmo diante dos seus colegas. Mas, também pode ser com os parentes mais próximos. O sentimento de estar bem preparado vai reduzir dramaticamente seu nível de stress.
Vista roupas simples e casuais. Nada de exageros; nada de roupas que você não usaria em ocasiões normais. E, nessa hora, evite a clássica combinação Camiseta e Jeans.
Durma cedo para acordar cedo e bem descansado. Planeje seu deslocamento para o local de modo a estar presente cerca de 20 minutos antes da hora marcada.
Depois disso, relaxe respirando longamente e pausadamente. Revise suas anotações e pensamentos sem pressa; vá ao banheiro e lave o rosto. Finalmente, dê um último retoque na aparência e vá em frente.
No entanto, jamais caia na tentação de contar alguma mentira, por mais insignificante que pareça, ao seu interlocutor(a). Você pode até omitir informações, mas evite mentir. Este é um dos erros mais graves e estúpidos, e também o de maior frequência entre os candidatos.
Lembre-se, você está diante de um(a) especialista em descobrir coisas, especialmente se você é do tipo honesto ou astucioso.
As empresas preferem os candidatos honestos e rejeitam os astuciosos, mesmo que sejam mais habilidosos que o primeiro tipo. O entrevistador(a) é capaz de perceber claramente uma mentira que de outro modo nem seria notada.
Tenha em mente que ele(a) tem como lastro centenas e mais centenas de entrevistados, candidatos que já passaram pelo seu crivo, e sua experiência nesse aspecto é indiscutível. Sendo verdadeiro você terá maiores chances de conquistar a tão sonhada vaga.
Ao invés disso, com tato e diplomacia, tente mostrar ao seu interlocutor(a) sua posição sobre um assunto, de modo gentil, com classe, precisão, exemplos claros e referências conhecidas, de modo a ilustrar sua posição, tomando o cuidado de não desconstruir crenças ou posicionamentos de ninguém, e o mais importante, sem cair na armadilha do debate desnecessário.
Ele(a) pode apenas estar testando seu temperamento e nível de controle emocional, com a intenção de avaliar como você iria lidar em situações de stress dentro da empresa. Entrevistadores podem levar em conta pequenos detalhes como argumentos que irão decidir sua contratação. Assim, seja paciente e não entre em bate bocas sob nenhuma circunstância, nem mesmo sob provocação.
Finalmente, respire fundo pelo nariz, retenha o ar nos pulmões por cinco segundos. Repita o procedimento por cinco vezes e isso vai ajudar no controle de suas emoções e ventilação pulmonar, eliminando também a tensão sobre os ombros e pescoço. Esse procedimento vai impedir que perca o fôlego ou embargue a voz, caso, eventualmente, sinta-se inseguro durante a conversa.
Não deixe de ler também neste mesmo site, o artigo: Descubra porque a Linguagem Corporal é tão importante durante uma Entrevista de Emprego.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e consultor em Recursos Humanos, Práticas Motivacionais, Educação Integral e Consciencial.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Dicas de Educação Integral e Consciencial