Os radicais livres são moléculas repletas de substâncias que danificam de modo avassalador nossas células e acabam com nossa capacidade de reação contra infecções e inflamações de qualquer natureza. A vitamina C elimina completamente estes vilões e ainda preserva a integridade dos tecidos.
A presença de radicais livres em excesso no organismo acaba por criar o ambiente perfeito para o aparecimento de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento precoce, e condições para o desenvolvimento de quadros de Artrite de todos os tipos.
O nutriente ainda evita a oxidação do LDL, o colesterol ruim, que se acumula no interior dos vasos sanguíneos deixando o sangue gorduroso, viscoso, com aparência de uma geléia semi-líquida, o que é uma das causas da formação das temidas placas de gordura que entopem as veias, uma ocorrência capaz de provocar doenças cardíacas e derrames cerebrais.
Mas, nosso corpo não é capaz de produzir vitamina C, assim, a ingestão regular de alimentos que contenham o nutriente é mais do que uma necessidade, trata-se de uma estratégia inteligente para quem deseja ter uma boa saúde.
Vários estudos afirmam que o consumo de pelo menos 500mg de vitamina C por dia promove o relaxamento e aumento do calibre das artérias, um processo conhecido como Vasodilatação. Isso ajuda a diminuir a pressão arterial reduzindo o risco de Ataque Cardíaco e outras doenças cardiovasculares, assim como os acidentes vasculares cerebrais.
Outros estudos da Universidade de British Columbia no Canadá confirmaram que entre os consumidores de vitamina C, o risco de desenvolver a Gota, um tipo de inflamação das articulações mais comum entre os homens, foi reduzido de maneira dramática.
Como o nutriente estimula a excreção, eliminação, do Ácido Úrico[2], que é o principal agente inflamatório e causador da Gota. Torna-se assim um dos mais poderosos aliados nesse trabalho de erradicação do mal. Nesse estudo, entre os 47.000 homens inscritos no programa de acompanhamento da pesquisa, altas doses da vitamina C foram administradas; por volta de 1.500mg por dia.
Esta, no entanto, não é a quantia recomendada para as pessoas saudáveis. Mas, para evitar a Gota naqueles que tenham uma predisposição para a doença, seria a dose ideal.
É um dos principais agentes que cuida da cicatrização dos tecidos internos e externos.
Ajuda a manter os vasos sanguíneos em ordem, protege as cartilagens e é um guardião ativo quando o assunto é a manutenção da elasticidade da pele.
Fornece energia ao corpo e ajuda na criação da Dopamina - um importante hormônio relaxante e anti-stress.
Sabe-se que o organismo não armazena mais do que o necessário para trabalhar em harmonia. Isso quer dizer que ingerir altas doses de vitamina C, exceto em casos pontuais e especiais, é pura bobagem, uma vez que ela não acumula no organismo e todo excesso é excretado por meio da urina.
[1]
Editoria de Saúde e Educação do Site Mundo Simples.
Email:contato@mundosimples.com.br
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores na página seguinte.
[2]
Os Malefícios do Ácido Úrico
Substância considerada os resíduos da metabolização das proteínas pelo organismo.
Quando em excesso no corpo, pode causar uma série de doenças, dentre as quais:
Gota, Artrite úrica, Insuficiência Renal Aguda e/ou Crônica, Cálculo renal, etc.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.