Autor: Alberto Grimm[1]
Publicado: 27 de Julho de 2024
Acreditamos que Ninguém deseja receber um telegrama ou email de "agradecimento" com um texto curto nada agradável informando que "Nessa ocasião" seu CV não foi selecionado.
Depois de uma experiência desse tipo é natural que a autoestima do candidato fique um pouco abalada. Mas, antes de clicar no botão de "Enviar Agora", ou selar o envelope para mais uma tentativa, pare um pouco, respire, coloque as ideias em ordem. Pode ser que tenha chegado o tempo de você dar uma olhada no tipo de CV que está enviando para seus pretensos empregadores.
Ocorre que, em sua maioria, os CVs são criados pelos "Caçadores de Empregos" usando um velho formato já conhecido, um Layout padrão, velho e surrado, que existe no Microsoft Word ou em outros editores de texto disponíveis no mercado.
Não há nada de errado nisso, exceto pelo fato de que os empregadores já viram milhares de CVs com essa cara. Mas, o que eles têm em comum? Simplesmente Deixam a desejar quando o assunto é "Chamar a Atenção".
É isso mesmo, um CV deve conter elementos com potencial para capturar a atenção do recrutador imediatamente, exatamente no momento em que ele faz a primeira varredura superficial, quando irá dedicar entre 20 ou 30 segundos do seu precioso tempo em busca daqueles que pretende examinar mais a fundo. Sim, ele não examina a todos, isso não seria possível num mundo onde o tempo se torna um ativo tão valioso e escasso.
Desse modo, em primeiro lugar ele vai examinar os cabeçalhos da página inicial em busca de informações que se encaixem no perfil do candidato a ser contratado. Aqueles que chamam sua atenção serão selecionados para uma análise mais rigorosa; os demais, descartados, ou simplesmente deixados de lado.
E, se você ainda insiste em enviar o mesmo CV para cada vaga à qual se candidata e ainda continua se perguntando por que não te responderam, então é tempo de mudar com urgência as regras do jogo.
E eis o motivo pelo qual você precisa ser mais criativo na elaboração e Design do CV. Não se trata de criar coisas complicadas, com gráficos sofisticados, papéis coloridos e aparência capaz de tirar a atenção do recrutador para o que realmente interessa, ou seja, um conteúdo simples e objetivo, capaz de mostrar suas qualificações de maneira clara e impactante.
Além disso, estamos falando do tempo necessário para "moldar" o CV de acordo com as características da vaga à qual você está se submetendo, de modo a potencializar sua chance de conseguir uma entrevista..
Lembre-se, caso ainda não saiba, eis o primeiro segredo do mundo dos recrutadores: Eles dedicam apenas cerca de 30 segundos numa primeira análise visual de cada CV, quando irão decidir ou não pela sua seleção. Nesse curto período de tempo, o CV deve ser atraente o suficiente para lhe chamar a atenção, daí a importância de ser claro, de fácil leitura, com as informações essenciais bem à vista, aquelas que o qualificam como apto ou não para o cargo pretendido.
Acrescente os pontos mais relevantes e diferenciados de sua qualificação, mas levando em conta apenas aqueles relacionados ao cargo pretendido. E em um curto parágrafo, informe seu objetivo, o que espera da vaga para qual está concorrendo. Destaque as atividades ou projetos importantes que façam parte de sua lista de realizações profissional até o presente momento. Enfatize tudo aquilo que o tornam apto a ocupar aquele posto de trabalho.
O mercado procura profissionais que já estejam no ritmo, por isso, realizações mais recentes deverão ser mais valorizadas. Lembre-se, cada mês que você permanece desempregado, na cabeça do recrutador, você vale cada vez menos.
Por exemplo, se você está se candidatando a um posto de Administrador ou Gerência, mas nunca exerceu tais funções, enfatize que o exercício de sua ocupação anterior exigia grande responsabilidade, tomada de decisões e deveres, tais como, a delegação de tarefas, condução de reuniões, treinamento de funcionários, e assim por diante.
Se você é candidato a uma vaga para gerenciamento de pessoas, por exemplo, o fato de você ter sido capitão de sua equipe de futebol e ter organizado e conduzido os treinos do grupo, demonstra sua capacidade de liderança, empatia, disciplina e habilidade organizacional.
Ou ainda, se você está de olho numa vaga de Designer, dê um jeito de informar que está atualizado sobre o assunto. Faça referências às exibições artísticas nas quais esteve presente ou envolvido ativamente, e quais são os Designers cujo trabalho acompanha com maior acuidade.
Alternativamente, você pode encontrar valiosas informações no site institucional da mesma, de modo que seja capaz de traçar um perfil básico daquilo que eles estão procurando, ou ainda o que esperam de um funcionário. São informações que o ajudarão a "moldar" o CV segundo esse critério e filosofia.
E, assegure-se de que o Layout do CV é o mesmo em todo impresso. Evite também abarrotá-lo de informações desnecessárias nestas duas páginas. Evite o uso de molduras, ou mesmo aquele festival de realces, cores e negritos espalhados ao longo do texto.
Empregadores querem informações explícitas, objetivas, diretas. Além disso, eles não estão dispostos, nem têm tempo para forçar a vista procurando detalhes, apenas porque o candidato escolheu um tamanho de fonte Minúsculo com a intenção de acomodar mais informações. Saiba antecipadamente que esse tipo de material, sem hesitação, será descartado na hora.
Finalmente, o CV é um documento que tem começo, meio e fim. Assim, você precisa seguir uma ordem, estruturação lógica, e manter o mesmo padrão ao longo do seu escopo. Fique de olho nos detalhes do CV, às vezes, são eles que levam pro brejo suas aspirações.
Caso a distribuição das informações esteja confusa, ou se o texto está grande demais ou pequeno, ou ainda se a aparência está inconsistente com o cargo, sua chance de conseguir a sonhada entrevista ficará cada vez mais distante.
Não deixe de ler também o artigo: 5 Dicas matadoras para você aprender a Confeccionar o Currículo Perfeito, nesse mesmo site.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e consultor em Recursos Humanos, Práticas Motivacionais, Educação Integral e Consciencial.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Dicas de Educação Integral e Consciencial
Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br