8 Dicas e Técnicas para Revisão de Textos de Qualquer Natureza - Parte 2
Autor: Jon Talber e Alberto Filho[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Considere seguir as sugestões abaixo para incentivar as crianças e ajudá-las a despertar ou potencializar os dotes da escrita que existe dentro de cada uma delas...
"Aprender a se autoexpressar de maneira clara por meio da escrita é um talento dos mais extraordinários..."
![8 Dicas e Técnicas para Revisão de Textos de Qualquer Natureza 8 Dicas e Técnicas para Revisão de Textos de Qualquer Natureza]()
"Ter o potencial para expressar sentimentos pessoais de maneira clara por meio da escrita, é uma qualidade das mais notáveis..."
“Mesmo que sua obra não seja um primor em originalidade, poderá ser um primor em qualidade gramatical...”
5. Verifique a Pontuação
Prestar atenção às palavras é uma boa prática, mas jamais se esqueça da pontuação. Atenção especial às palavras que iniciam com letras maiúsculas, o uso em excesso ou a ausência de vírgulas, parágrafos usados incorretamente, e assim por diante.
6. Leia de Trás para Frente
Na maioria das vezes, quando escrevemos, nosso cérebro corrige automaticamente nossos próprios erros. Eis o motivo pelo qual ele pode deixar de escrever algumas palavras e grafar incorretamente outras. Pensamos na frase, mas na hora de transcrever, algumas palavras são deixadas de fora. Ao lermos o mesmo texto, outra vez, nosso cérebro corrige mentalmente a sentença e o erro passa despercebido. Para quebrar esse padrão, você pode ler o texto de trás para frente. Isso mesmo, do fim do último parágrafo ao começo do primeiro, palavra por palavra.
7. Verifique os Números e Valores
Declarar que o valor de uma aquisição foi R$10.000 ao invés de R$100.000, definitivamente, não é a mesma coisa. Números fracionados, a quantidade correta de "zeros", etc. Fique atento a estes detalhes.
8. Peça para que Alguém Revise
Depois de verificar todos os pontos já destacados, não se esqueça de pedir a um amigo(a) para fazer uma revisão do texto. Talvez fique surpreso com os erros que ainda passaram despercebidos. Eventualmente, uma segunda pessoa, para examinar se as sentenças estão de acordo com o contexto pretendido, ou se o sentido pensado é o mesmo que foi parar no papel, também deve ser uma opção a ser considerada.
Considerações finais:
Antes de colocar tudo no papel, vale a pena fazer um breve roteiro, quer dizer, uma espécie de resumo com tópicos sobre aquilo que se pretende escrever, e isso inclui enumerar as obras que vai consultar, os autores que pretende estudar, etc.
Outra boa prática para escritores novos ou veteranos é o incremento do vocabulário pessoal. Isso se consegue tomando notas dos novos vocábulos durante a leitura de livros ou revistas, ou ainda ao assistir um filme, palestras ou documentários. A mesma regra vale para ideias que venham a surgir durante esse processo. Lembre-se, se você, por meio de anotações, não captura a nova ideia na hora, não se iluda, ela vai se perder para sempre.
Uma regra de ouro é: Ao sentar para ver uma palestra, filme, documentário ou noticiário, tenha sempre em mãos um pequeno bloco de notas ou uma folha de papel, acredite, farão toda diferença caso tenha a intenção de se qualificar como autor, jornalista ou simples leitor. Afinal de contas, boas ideias nunca são premeditadas, mas involuntárias.
A escrita está para a leitura assim como a água está para a planta, ou seja, uma não pode florescer ou progredir sem a outra. Desse modo, se você no papel de futuro escritor também não for um bom leitor, e isso inclui os atributos da organização pessoal, disciplina, dúvida e pesquisa, jamais será capaz de produzir uma boa obra.
• Outros Artigos da mesma Categoria
Notas:
Editoria de Saúde e Educação do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Jon Talber - jontalber@gmail.com
É Pedagogo, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Consciencial. É colaborador voluntário do nosso Site.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
O autor é Consultor pedagógico e Educador do ensino fundamental e médio, educação de adultos, educação Holística e Consciencial, e também escritor de contos infantis, juvenis e adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos dos autores em: https://www.sitededicas.com.br