![]() |
Autores: Anne Marie Lucille e Alberto Filho[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Nossa compreensão das coisas, isto é, a capacidade individual de assimilar conhecimento, seja na área profissional, seja para a vida pessoal, todas essas coisas não podem prescindir da leitura.
E o ato da compreensão também nos capacita a interpretar os fatos, o que nos leva a ter uma boa expressão oral, aumentando nosso potencial para concatenar ideias, se tornar mais criativo, desenvolver boa Autoestima e Autoconfiança, potencializar nossa capacidade para solucionar problemas, e tudo isso significa mais qualificação cognitiva.
Mas, o que podemos fazer para motivar nossas crianças a adentrar de vez no maravilhoso mundo da leitura?
Como pais e educadores sabemos da importância da leitura em suas vidas. Também sabemos o quanto ficamos frustrados quando nossas crianças não demonstram a menor disposição ou interesse para ler alguma coisa, mesmo que seja o manual de instruções dos seus brinquedos.
Ocorre que muitas influências na vida das crianças são absolutamente contrárias a essa prática, e isso inclui, televisão, computador, jogos eletrônicos, dispositivos móveis, filmes e vídeos, e mesmo as tarefas da escola que são feitas em casa.
No entanto, encontrar um meio de incorporar o hábito da leitura e escrita às atividades do dia a dia dessa turma, acredite, pode até não ser tão difícil quanto parece.
Pensando nisso, elaboramos algumas ideias simples que poderão ser aplicadas a todas as faixas etárias, a qualquer tempo. São ideias criativas que poderão se tornar aliadas permanentes na tarefa de incentivo ao hábito da leitura entre os mais jovens.
Além disso, ao agir dessa forma, você acabará por tornar-se um amigo confidente, já que compartilha ativamente dos seus interesses.
Tenha sempre em casa, à vista de todos, livros e revistas para leitura, especialmente as publicações de notícias semanais, curiosidades, publicações especializadas em assuntos de jovens, e assim por diante.
As Revistas em Quadrinhos são excelentes pontos de entrada para despertar o hábito regular pela leitura. Deixe-as espalhadas pela casa, junto com livros e revistas. Mas, prefira aquelas de conteúdo mais qualificado. Melhor ainda, pergunte se seus filhos têm preferência por alguma publicação dessa natureza.
Alguns bons filmes são excelentes pontos de partida para motivar a leitura. Depois de assistir um filme, por exemplo, que foi adaptado de um livro ou conto, as crianças poderão sentir motivação para ler essa obra ou o respectivo conto.
Assim, nada como fazer comentários inteligentes sobre detalhes relevantes que elas desconhecem, de modo a aumentar sua curiosidade a respeito do assunto.
Algumas viagens ou passeios podem motivar à leitura, e nessas horas, ter em mãos livros ou periódicos que falem do lugar a ser visitado pela família pode despertar o interesse das crianças.
Fazer comentários sobre lugares, seus aspectos históricos, atrações curiosas, costumes, tradições e situações já vivenciadas, isso também ajuda a despertar um maior interesse pela coisa.
Tenha por hábito comentar, sempre que alguma notícia de destaque chegue aos ouvidos de todos, informando as publicações onde poderão encontrar informações complementares e esclarecedoras sobre o assunto. Melhor ainda, comente de onde pegou as informações e insinue que lá há muito mais, inclusive aquelas cercadas de mistérios.
Pergunte-lhes se não se interessam em ganhar de presente a assinatura de uma revista qualquer; pode ser também publicações em quadrinhos.
Mostre-lhes folhetos sobre essas publicações e explique o que contém cada uma delas. Inicialmente não é preciso lhes dizer quais são os benefícios que terão com a leitura, pois o importante nessa primeira fase é despertar o gosto pelo processo literário.
Descubra se alguma publicação é do interesse delas e invista nisso.
Leia livros com as crianças. Crianças de qualquer idade ficarão motivadas ao perceberem que possuem a mesma preferência e interesse dos pais.
Seja você mesmo uma espécie de modelo da causa – deixe que elas vejam claramente o que você está lendo.
E quando estiver lendo na presença delas, demonstre por meio de gestos silenciosos o quão satisfatório é aquele ato.
Experimente realizar atividades relacionadas, isto é, inspiradas na temática dos livros. Existem dezenas de títulos cujos conteúdos sugerem a realização de tarefas ou atividades cognitivas de vários tipos, como, por exemplo, os exercícios ou Desafios Quizzes.
Desse modo, além do benefício da leitura, ainda aprenderão com o processo de seguir as orientações que depois serão transformadas nas atividades.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
O autor é Consultor pedagógico e Educador do ensino fundamental e médio, educação de adultos, educação Holística e Consciencial, e também escritor de contos infantis, juvenis e adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos dos autores em: https://www.sitededicas.com.br/artigos-de-educacao-integral-consciencial-e-holistica.htm
Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br