![]() |
Autores: Anne Marie Lucille e Ester Cartago[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Conhecer uma criança não contempla apenas os aspectos de sua mentalidade, uma vez que seu repertório cognitivo ainda é incipiente, e dentro desse acervo não há um lastro de experiências de vida que seja capaz de nos ajudar a traçar um perfil que traduza na íntegra sua realidade psicológica.
Por isso precisamos ir mais além e examinar sua fisiologia e temperamento; suas predisposições inatas, a forma como atualmente enxerga e interage com o mundo à sua volta, quesitos estes que a nosso ver representam a porta de entrada para a exploração do fabuloso universo infantil.
E para nos ajudar nessa empreitada de singular importância, as reflexões a seguir poderão servir como apontadores ou guias que irão dirigir ou potencializar nossos esforços tornando nossas ações e deliberações mais efetivas, quer dizer, produtivas. E nunca é demais lembrar que você poderá usá-las como repertório para definir suas próprias impressões, ou refletir a partir de cada uma delas.
E embora o desenvolvimento dos sentidos ocorra de modo natural, isto é, sem a interferência ou mão do homem, entender as dobras do seu processo evolutivo faculta ao pai ou educador uma interação mais efetiva e proveitosa com seu filho ou aluno, de modo a qualificar ainda mais toda sua aventura cognitiva.
Isso quer dizer que, conhecendo seu aspecto geral, poderão os educadores trabalhar com uma maior possibilidade de êxito sua potencialização, excluindo do caminho os desvios negativos e orientando sobre a melhor forma de quantificar os traços positivos.
Por isso a observação da criança é tão importante. Mas, para que esse processo cognitivo se torne eficaz, a censura exagerada deverá ser deixada de lado. Se a criança fica proibida até de se expressar com naturalidade, sua qualidade sensorial ficará irremediavelmente comprometida, e o pior de tudo, nesse estágio etário, trata-se de uma via de mão única, sem direito a uma segunda chance.
Lembre-se, um trauma provocado por uma postura de censura que faz sentido apenas para os adultos, dentro do universo infantil, durante o espontâneo desenvolvimento de sua sensibilidade, representa um malefício impossível de ser reparado depois.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br