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Autores: Anne Marie Lucille e Alberto Filho[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Mas, um diagnóstico preciso do transtorno só poderá ser feito por um clínico com especialização em TDAH, e sempre levando em conta a história comportamental do paciente, ou seja, seu passado. Em relação ao paciente, para se habilitar a esse tipo de avaliação, deverá ser portador, de modo continuado, regular e pontuais, dos sintomas relacionados mais adiante, durante pelo menos 6 meses. No caso da criança, os sintomas já deverão fazer parte de sua rotina mesmo antes que tenha completado 7 anos de idade.
Vale esclarecer que a ausência de alguns sintomas ou a presença marcante de outros não afasta nem caracteriza o transtorno. Por isso mesmo, apenas uma Anamnese completa realizada com ajuda de um profissional especializado poderá esclarecer tudo.
Outra característica do transtorno é o Baixíssimo sentimento de Autoestima e dificuldades nos relacionamentos pessoais. E isso ocorre principalmente porque pelo seu comportamento impulsivo, inquieto e por vezes agressivo, são tratadas em meio ao seu grupo de convivência a exemplo dos amigos, familiares ou da escola, como inconvenientes. E com o tempo isso se transforma em Frustração, uma vez que ficam com a sensação de que estão sempre fazendo alguma coisa errada.
Pais e professores poderão se equivocar algumas vezes em reconhecer crianças com sintomas de Desatenção apenas porque elas frequentemente são calmas e não apresentam os sinais característicos daqueles que sabidamente já possuem o distúrbio. Sentam-se quietas e parecem fazer as atividades, embora, frequentemente, não estejam atentas ao que está ocorrendo em sala de aula. Poderão até mesmo conviver em grupos com as crianças normais, o que torna ainda mais difícil para alguém não especializado chegar a uma conclusão.
Uma criança ou jovem que sofre de Miopia ou outros problemas visuais que dificultem seu aprendizado normal, poderão ser categorizados pelos não especialistas como eventuais portadores do TDAH, uma vez que apresentam sinais típicos de Desatenção associado a um baixo rendimento escolar. Outras patologias que se enquadram de maneira equivocada nesse quadro, são as crises de enxaquecas, fotofobias, e alguns distúrbios metabólicos.
A avaliação final que determina se o paciente tem ou não o Déficit é feita por um Médico especializado em TDAH, que poderá ser da área de psiquiatria ou não.
Como alerta, vale abrir os olhos se 20% ou mais dos sintomas relacionados nos tópicos de Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade ocorrem de maneira persistente ou continuada por um período de 6 meses ou mais.
Nós nos Concentramos – escolhendo algo onde iremos focar nossa atenção;
Selecionamos – definindo algo que precisa de atenção naquele momento;
Mantemos – ficaremos atentos durante o tempo que for necessário;
Resistimos – ignoramos qualquer coisa capaz de tirar o foco de nossa atenção;
Mudamos – mudamos o foco de nossa atenção apenas quando for necessário.
Quando nos referimos a alguém com Desatenção, estamos dizendo que uma parte do processo de atenção da pessoa é interrompida. Crianças com Desatenção poderão ter dificuldade com um ou todos os estágios do processo de atenção. Algumas terão dificuldade em se concentrar em tarefas, especialmente aquelas rotineiras ou chatas. Outras terão problemas para saber onde começar uma atividade. Outras ainda poderão se confundir na interpretação das orientações recebidas no curso dessa atividade. Um observador cuidadoso é capaz de perceber onde o processo de Atenção foi interrompido para uma criança.
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