Os 10 Hábitos mais Irritantes no Convívio do Ambiente de Trabalho - Parte 1
Autor: Alberto Grimm[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Nessas horas, a harmonia no convívio está ameaçada por uma legião de indivíduos ou zumbis funcionais, que absolutamente desconhecem o significado do termo "Política da boa Vizinhança...
"Sentir-se bem no trabalho é uma condição cujo reflexo se faz notar claramente no potencial criativo, produtividade, e na qualidade da vida pessoal de qualquer funcionário..."
![Os 10 Hábitos mais Irritantes no Convívio do Ambiente de Trabalho Os 10 Hábitos mais Irritantes no Convívio do Ambiente de Trabalho]()
"Parece que, muitas vezes, não deixamos em casa nossos piores hábitos e acabamos por levá-los para o trabalho como se fossem agradáveis Bichinhos de Estimação..."
Examinando as raízes primárias do problema...
A menos que você seja seu próprio chefe, provavelmente não poderá escolher quem serão seus colegas de trabalho. Então, existe uma chance real de que você não se dará bem com todos.
De acordo com um estudo recente feito pela Samsung Electronics, uma corporação gigante no ramo dos produtos eletrônicos, os hábitos irritantes de colegas dominam uma lista das coisas que mais chateiam os trabalhadores que convivem em escritórios coletivos. Em segundo lugar estão os problemas relacionados aos computadores.
Mas a pesquisa também pontuou alguns desses hábitos que provocam irritação e indisposição entre os membros da equipe. Como, por exemplo, colegas que falam alto, toques inconvenientes no celular e consumo de alimentos com cheiro forte dentro do ambiente de trabalho, especialmente em locais fechados.
É improvável que você se dê bem com todos os seus colegas, mas existem hábitos simples que poderão ser adotados de modo a assegurar que você não venha a se tornar uma dessas fontes de indisposições dentro daquele ambiente.
Como então lidar com o comportamento irritante de um colega do escritório ou repartição?
Se o seu colega de trabalho está te irritando, você deve se certificar de que sabe exatamente qual é a ação específica que o incomoda. Caso contrário vai acabar divagando sobre as muitas coisas das quais também não gosta no mesmo.
Decidir como abordar a questão se resume a uma simples pergunta: Este tipo de comportamento, de fato, afeta seu desempenho no trabalho? Muitos dos hábitos relacionados abaixo costumam afetar o rendimento e desenvolvimento das tarefas, por isso, não se acanhe e converse com seu colega de uma maneira amigável. Pergunte se ele ou ela é capaz de parar, mudar esse gesto ou ação incômoda específica.
Muitas vezes, ele ou ela, pode até não estar ciente de que aquele gesto é capaz de causar incômodo aos demais presentes.
Se você está chateado com as ações de algum colega, então precisa pesar os prós e contras de ter a conversa, de modo a não piorar a situação. Caso ache que a conversa não será uma opção viável, tente não se concentrar no que está te incomodando, até encontrar maneiras concretas de ignorá-la. Dê uma voltinha, aprenda técnicas de meditação, tente a autohipnose, ou, em caso de barulho, use tampões de ouvidos.
No entanto, com certeza, você já deve ter se deparado, ou irá se deparar, com alguns desses 10 hábitos realmente irritantes no Ambiente de Trabalho:
1. Falar Alto ao Telefone usando o recurso do Viva-Voz
Algumas pessoas têm a incapacidade de conversar sem gritar ao telefone. Por mais que você tente, a verdade é que não conseguirá deixar de "não ouvir" seus diálogos sempre aos gritos. A conversa entrará na sua cabeça sem sua permissão e tomará conta dos seus pensamentos; irá desviar sua atenção, atrapalhar o desempenho das suas atividades, e a menos que saia para tomar um cafezinho ou dar uma volta para ver se está chovendo lá fora, sentirá um forte desejo de fazê-lo engolir o aparelho.
E como se falar alto não fosse o bastante, o seu colega coloca o telefone no alto-falante e começa a digitar os números, de modo que todos os demais dentro do escritório ouçam o sinal sonoro durante o processo de discagem.
Para piorar ainda mais, eles ainda passam toda a ligação no viva-voz, e desse ponto em diante, aquela praga que alguém te rogou mais cedo após receber uma fechada sua no trânsito, parece que agora está surtindo efeito.
2. Ringtones Irritantes
Algumas pessoas escolhem para os seus celulares os toques mais irritantes de todos os tempos, talvez por acharem que seu gosto musical é uma espécie de referência para o resto do mundo. E lá está você, como se a cumprir uma penitência por erros cometidos em outra vida, se tornando mais uma involuntária vítima desse pentelho.
E o pior de tudo é que, quanto mais se rejeita esse tipo de "música chiclete", mais ela teima em se instalar dentro da sua cabeça, e ficará lá dentro reverberando numa espécie de loop infinito, à revelia da sua vontade. E nem adianta tentar, pois qualquer tentativa de resistência será em vão. É como se nesse momento ocorresse uma falha nas engrenagens do seu cérebro. Ele parece "entender" que você deseja ouvir e repetir mentalmente, ao invés de ignorar o dito cujo.
3. Comer Alimentos com Cheiro Forte
Apesar de existir uma copa ou lanchonete, que seria o local mais adequado para este fim, o colega escolhe comer seu sanduíche de ovo, atum ou frango, e tudo isso recheado com cebola crua, na sua mesa de trabalho, dentro de um escritório, com as portas hermeticamente fechadas, para aproveitar o conforto do ar condicionado.
Como se não bastasse, ele ainda, talvez tomado por um sentimento de limpeza que não faz parte de seus hábitos, joga fora os restos na lixeira que fica sob a mesa, deixando o escritório com aquele cheiro de chiqueiro, local onde ele provavelmente se sentiria em casa. Pior de tudo é que aquele tipo de odor, muitas vezes, nem a faxina resolve. E aquele "aroma" ali permanecerá, com um pouco de sorte, só até o fim do expediente.
4. Pedir Dinheiro Emprestado
Pior ainda que sofrer com o mau cheiro deixado no escritório durante o dia inteiro, talvez seja o fato de saber que foi seu dinheiro que pagou por essa tortura. Isso tudo porque o dinheiro de algumas pessoas parece nunca ser suficiente, ainda que recebam a mesma quantia que você, às vezes até mais, todo santo mês.
Outra característica peculiar dos devedores, e esta deve ser levada mais a sério, é a grande dificuldade em saldar suas dívidas com os credores. E não raramente, os credores passam a ser evitados, e algumas vezes serão eleitos como inimigos desses mesmo inconvenientes devedores.
Alguns, de tão habituados a fazer empréstimos, guardam o seu para gastar o dos outros, desprezando completamente as necessidades alheias. É bom ficar atento uma vez que, por se tratar de um assunto sério, algumas empresas estão de olho nos adeptos dessa prática, e tão logo comprovem o fato, os despacharão para o limbo sem muita conversa.
Notas:
Editoria de Educação do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores na página seguinte.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.