![]() |
Autor: Anne B. Talber[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
O Magnésio é um mineral que ocorre naturalmente em nosso corpo e é um componente fundamental para o equilíbrio das funções Musculares e do Sistema Nervoso.
É necessário ao processo de comunicação celular e outras 300 enzimas dependem do Magnésio para serem ativadas. Também ajuda na produção de ATP, DNA e RNA, assim como das proteínas[2][3]
De fato, Magnésio é o quarto elemento mais abundante em nosso corpo. A maioria das pessoas recebe sua cota diária de Magnésio por meio da alimentação normal.
Outra condição que leva a deficiência do Magnésio, esta bem mais séria, é o solo pobre em nutrientes. Atualmente nossos solos estão esgotados pelo excesso de culturas contínuas para fins comerciais, assim como a aplicação dos defensivos. Como resultado teremos grandes safras, mas de alimentos extremamente pobres em Magnésio. Os Alimentos processados, mesmo que sejam orgânicos, também terão uma dramática redução em seus níveis de Magnésio.
Os sintomas de deficiência do Magnésio incluem fraqueza muscular e espasmos involuntários, vertigens, dores de cabeça, insônia, depressão, ansiedade e fadiga crônica. Sintomas mais severos poderão resultar em desequilíbrio da glicose e importantes problemas metabólicos[8][9].
Cloreto de Magnésio é a forma suplementar mais comum de Magnésio e é usado principalmente para tratar as deficiências mais agudas. No entanto, mesmo que você tenha níveis saudáveis de Magnésio, a suplementação do Mineral ainda trará vários benefícios.
Os solos, em sua maioria, estão gravemente esgotados, exauridos de nutrientes e, por essa razão, alguns especialistas em Magnésio acreditam que virtualmente todo mundo precisa tomar suplementos de Magnésio. A dose diária recomendada (RDA) é de cerca de 310 a 420 mg por dia, dependendo da sua idade e sexo,[10] embora alguns pesquisadores acreditam que podemos precisar de até 600 a 900 mg/dia para uma saúde ideal. Nesse caso, convém consultar seu médico para se informar sobre o assunto.
A Dra. Carolyn Dean, autora de "The Magnesium Miracle", sugere usar sua reação intestinal como um marcador para sua dose ideal. Comece tomando 200 mg de Citrato de Magnésio por dia e aumente gradualmente a sua dose até desenvolver fezes ligeiramente soltas, quer dizer, pastosas, mas sem diarréia.
Quando seu corpo tem muito Magnésio, ele o libera na outra extremidade, de modo que você pode determinar seu próprio ponto de corte individual – Certifique-se apenas de usar Citrato de Magnésio, como é conhecido por ter um efeito laxante. Também é melhor dividir sua dose e tomá-lo duas ou três vezes por dia, em vez de uma única grande dose.
Quando se trata de suplementos de Magnésio, o mais adequado é o Magnésio Treonato. Ele parece ser mais eficiente na penetração das membranas celulares, incluindo suas mitocôndrias, o que pode ajudar a aumentar seu nível de energia. Também penetra na barreira Hematoencefálica e pode ajudar a melhorar a memória.
Se você luta contra Dores de Cabeça ou Enxaquecas, o Magnésio Treonato pode ser uma boa alternativa também por esse motivo. Para Dores de Cabeça e Enxaquecas, importante também é verificar se você está recebendo doses adequadas de vitamina B12, assim como a Coenzima Q10.
[1] Veja mais detalhes sobre o autor ou autores, assim como demais notas bibliográficas, na página seguinte.
[2]Role of magnesium and other divalent cations in ATP-utilizing enzymes
[3]Magnesium: its proven and potential clinical significance
[4]World's Healthiest Foods rich in magnesium
[5]10 Magnesium-Rich Foods That Are Super Healthy
[6]Chemical mechanism of ATP synthase. Magnesium plays a pivotal role in formation of the transition state where ATP is synthesized from ADP and inorganic phosphate
[7]Role of cellular magnesium in health and human disease
[8]Suboptimal magnesium status in the United States: are the health consequences underestimated?
[9]Clinical manifestations of magnesium deficiency
[10]National Institutes of Health - The NIH Office of Dietary Supplements (ODS) Magnesium - Fact Sheet for Health Professionals
Editoria de Saúde e Educação do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br