7 Sinais ou Sintomas que nunca Deverão ser Ignorados - Parte 1
Autor: Anne B. Talber[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Leia, releia e Memorize. Tome nota destes Importantes Sinais e Sintomas, afinal de contas, ter consciência deles, para você, cedo ou tarde, poderá fazer toda Diferença...
"Toda Prevenção começa quando temos a consciência de que ela é necessária..."
![7 Sinais ou Sintomas que nunca Deverão ser Ignorados 7 Sinais ou Sintomas que nunca Deverão ser Ignorados]()
"Sem conhecimento não há prudência; Sem prudência a qualidade de vida fica comprometida..."
Refletindo sobre a Saúde...
Tome nota destes importantes sinais e sintomas, que vão desde a inexplicável perda de peso, ao surgimento de repentinos clarões nos olhos, e saiba quando deve procurar ajuda médica.
Dor no peito, repentina perda da visão ou da fala e severa dor abdominal, sintomas com essas características vão requerer intervenção médica imediata.
Entretanto, antes de entrar em pânico ao sentir qualquer tipo de dor no peito, saiba que na maioria das vezes não é um indicativo de uma ocorrência grave. Por exemplo, Distúrbios Gastrointestinais são campeões em provocar dores toráxicas, ou mesmo que irradiam para as costas ou braços. Outro indicativo importante é que se você, após localizar o epicentro da dor for capaz de cobrir, isolar, o mesmo sob o seu polegar, provavelmente não se trata de um problema sério. Mas, nunca é demais consultar um clínico ou emergência médica para elucidar completamente a questão.
Mas, e quais são os indicativos de sinal de alerta vermelho? Bem, isso pode ser um pouco difícil de saber...
Entretanto, como orientação aqui estão 7 sinais e sintomas que deverão ser levados a sério já nos estágios iniciais que sinalizam sua manifestação. Nestes momentos, não há espaço para reflexões e considerações, e qualquer minuto conta; não devemos refletir muito, nem esperar por um agravamento do quadro; a pronta ação é o gesto mais inteligente.
Pense da seguinte forma: Não sendo um problema sério, tudo estará bem. Mas, caso seja, as chances de que tudo acabe bem serão significativamente maiores. É melhor tratar de um alarme falso que foi prontamente atendido do que de uma ocorrência verdadeira que foi neglicenciada.
Portanto, nunca é demais ficar com os olhos bem abertos diante dos seguintes sintomas e sinais:
1. Inexplicável Perda de Peso
- Perder peso sem nenhum esforço pode parecer um sonho para quem o deseja, mas, na realidade, pode sinalizar um sério problema de saúde. Se você perdeu até 10% do seu peso sem razão aparente nos últimos 6 meses - como, por exemplo, 7 quilos para quem pesa 70 - consulte imediatamente seu médico para uma investigação mais detalhada.
- Uma inexplicável perda de peso pode ocorrer por vários motivos, tais como, Hipertiroidismo, Diabetes[2], Depressão, Doenças no fígado, Câncer, Síndrome do Cólon Irritável[2.1], ou outros distúrbios metabólicos que possam interferir na absorção dos alimentos, aqueles conhecidos problemas de Má absorção alimentar, alguns provocados por parasitoses. Apenas lembrando que, para os adeptos da alimentação Vegetariana ou Vegana, algumas vezes o emagrecimento pode ser uma consequência natural do estilo de vida.
2. Febre Alta e Persistente
- Um episódio de febre não é necessariamente, via de regra, causa para alarme. A febre é um estado natural do organismo para debelar infecções simples, como os vírus sazonais, a exemplo da Influenza, ou mesmo da Dengue e suas variações. No entanto, se você experimentar episódios de febre por mais de 3 dias sem uma causa óbvia aparente, não perca tempo, consulte seu médico imediatamente.
- Febre persistente pode ser sinal de uma infecção oculta mais séria, que pode variar desde uma infecção urinária a uma Tuberculose. Em alguns casos Canceres malignos, tais como linfomas, são agentes causadores de prolongados e persistentes estados febris, mesmo com o uso de algumas medicações.
- Se você tem febre acima de 39.4C, ou maior, consulte seu médico sem demora; o tempo é valioso demais para desperdiçar.
3. Falta de Ar ou Dificuldade para Respirar
- Falta de ar que parece mais séria do que aquela causada por nariz entupido ou provocada por esforço após uma atividade física regular, pode ser sinal de um importante problema de saúde. Se você está com dificuldade para respirar, ou ofegante, ou ainda com chiado ou compressão no peito, procure a emergência médica sem demora. Sentimento de falta de ar quando em repouso, também é um sintoma que precisa de avaliação médica imediata.
- As causas para falta de ar ou dificuldade para respirar pode incluir: Bronquite Crônica, Obstrução Pulmonar crônica, Asma, Pneumonia, Refluxo Gastro-esofágico[3], Embolia (quando um coágulo sanguíneo entra no pulmão), assim como problemas cardíacos.
- Dificuldade para respirar pode ocorrer ainda em ataques de Pânico - episódios de grande ansiedade que aumenta significativamente a frequência dos batimentos cardíacos, causando sudorese, falta de ar e outros sintomas físicos.
- Outras causas, porém menos frequentes podem incluir: Excesso de gases no tubo digestivo provocada por um processo de Fermentação Excessiva[4], e nesses casos poderão aparecer dores agudas devido à contratura da musculatura abdominal. Outra causa, porém com uma falta de ar mais amena, poderá ocorrer em episódios de obstrução total das narinas, e isso é mais dramático nas crianças uma vez que elas ainda não aprenderam a respirar de maneira natural pela boca.