![]() |
Autor: Anne B. Talber[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Na área da saúde a coisa requer ainda mais rigor e bom senso, uma vez que agora há remédio para todos os males, inclusive os incuráveis. Na prática há muito mito ou marketing intencional para promover produtos exóticos, ou que se tornaram centro da atenção midiática.
Neste pequeno compêndio, reunimos 15 dicas de saúde, cuja eficácia poderá ser facilmente comprovada, seja através do uso, seja através do efetivo êxito que têm demonstrado ao longo do tempo.
E como sempre, não acredite em tudo que lê, não importa o gabarito da fonte. Pesquise, examine com cuidado, comprove por si mesmo antes de adotar qualquer nova rotina terapêutica ou alimentar à sua vida.
Recomendação importante: Exceto indicação em contrário, mulheres grávidas e lactantes deverão consultar o médico antes de fazerem uso de qualquer substância, seja para fins alimentares, estéticos ou terapêuticos.
Em uma xícara de água fervida, adicione uma colher de chá do pó ou da casca triturada e deixe agir por 10 minutos. Depois de coar tome ligeiramente morno. Não precisa adoçar.
Mulheres grávidas ou lactantes deverão consultar seu médico antes de tomar. Pessoas com Hiperacidez gástrica, Refluxo, Úlceras ou casos moderados de Gastrite deverão evitar o chá de Canela. Em pessoas com hipersensibilidade à Canela podem ocorrer reações alérgicas de pele e mucosas, especialmente quando usada na forma de óleo.
Quando ingerida em doses elevadas, causa irritação gástrica, indigestão e hipoglicemia.
Ferva 3 colheres de sopa de folhas trituradas em 400 ml de água por 2 minutos. Tome sem açúcar. Ainda contribui para eliminação de gases difíceis, ou evita sua formação. É também um leve laxante e diurético. Não tem contra indicações ou efeitos tóxicos. Só não deve ser tomado por mulheres grávidas. Nas lactantes reduz a secreção Láctea.
Doses acima de 6 xícaras por dia pode causar irritação da mucosa gástrica e intestinal, boca seca, vômitos transitórios, cólicas intestinais e diarréia.
Pode ser também a folha desidratada. Ela ainda possui nutrientes especiais e faz muito bem à pele, deixando-a hidratada e conservando sua elasticidade. É um chá considerado amigo da jovialidade e um calmante suave consagrado.
Adicione uma colher de sopa rasa de folhas trituradas à água fervente e apague o fogo. Pode-se tomar gelado como um delicioso refresco. Toma-se sem açúcar ou com algumas gotas de Estévia Pura.
Grávidas ou lactantes deverão se informar com seu médico antes de fazer uso. Por ser um calmante natural, pode potencializar o efeito de medicamentos sedativos. Pessoas com Glaucoma deverão evitar este chá.
Embora não haja relatos de efeitos indesejáveis sérios em caso de superdosagem, ainda assim poderá ocorrer sonolência excessiva, indigestão e hiperacidez gástrica.
[1] Veja mais detalhes sobre o autor ou autores, assim como demais notas bibliográficas, na página seguinte.
Editoria de Saúde e Educação do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br
[2]Cinnamon: Potential Role in the Prevention of Insulin Resistance...
[2.1]Chromium and polyphenols from cinnamon improve insulin sensitivity
[3]GEOCZE, S.; VILELA, M. P.; CHAVES, B. D. R.; FERRARI, A. P.; CARLINI, E. A. Tratamento de pacientes portadores de dispepsia alta ou de úlcera péptica com preparações de Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia). In: (CEME) CdM, editor.
Estudo de ação Antiúlcera gástrica de plantas brasileiras (Maytenus ilicifolia “Espinheira-santa” e outras). Brasília, DF: CEME/MS; p. 75-87, 1988.
[3.1]How is honey used on wounds?
https://www.healthline.com/health/honey-on-wounds#application
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.