![]() |
Autor: Editoria de Saúde Mundo Simples
Alberto Cartago[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Essa extraordinária variedade de grama está rapidamente ganhando popularidade entre os adeptos da alimentação natural e orgânica, depois que vários pesquisadores comprovaram os múltiplos benefícios que ela é capaz de proporcionar à saúde, quando transformada em Suco.
O suco da Grama verde de Trigo é frequentemente chamado de "Líquido do Sol" devido ao elevado teor de Clorofila que possui. Clorofila é o pigmento verde que concentra a energia solar absorvida pela planta, uma substância que tem grande semelhança com a Hemoglobina humana.
Uma das propriedades da clorofila é sua capacidade de transformar a energia solar em química por meio do processo da fotossíntese. A energia solar quimicamente sintetizada é a fonte nutricional primária que o vegetal usa para se manter, e que pode ser absorvida integralmente também por quem o consome, desde que seja na forma integral, ou cru, sem a interferência de processos industriais.
O melhor modo de desfrutar de todos os benefícios nutricionais e terapêuticos desse extraordinário alimento é mesmo na forma do Suco Verde da Grama Fresca, ou a Grama jovem do trigo, que deve ser colhida entre 5 e 7 dias após sua germinação, quando seus nutrientes e minerais atingem o nível mais elevado[2].
Aproximadamente 100 ml por dia é o bastante para fornecer a energia complementar da qual nosso corpo irá demandar em um dia inteiro.
Esta variedade de Suco Verde também estimula o metabolismo, e através do enriquecimento do sangue, potencializa o sistema de produção de enzimas do corpo. Outra de suas potencialidades é sua efetiva ação como auxiliar na redução da pressão arterial, uma vez que é dotado de substâncias que ajudam a dilatar e a tornar mais flexíveis as artérias.
Um dos mais notáveis efeitos da ingestão regular desse suco é sua capacidade em saciar a fome durante horas, sem deixar cair o nível de energia corporal, controlando ainda a liberação de Insulina na corrente sanguínea, e o mais importante, sem que o estômago sinta-se vazio e com isso libere suco gástrico fora de hora, o que ocorre naturalmente quando sentimos necessidade de comer após um período de Jejum[3].
E um dos mais importantes atributos da grama de trigo é sua alta concentração de Clorofila, o que representa cerca de 70% do total dos seus nutrientes. Apenas esse detalhe já a torna um superalimento, que além de seu alto teor energético, também possui propriedades alcalinizantes.
É um alimento completo e uma excelente fonte de vitamina C, E, K e do complexo B, inclusive de B12. Em relação aos minerais que contém, é rica em Cálcio, Cobalto, Germânio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, sódio, enxofre, zinco, e proteínas.
Atua como um eficiente reconstrutor celular. Um copo do suco da grama verde de trigo contém uma longa lista de aminoácidos, substâncias que se prestam a construir os blocos de proteínas necessárias ao corpo. Sabe-se que contém cerca de 50% de proteínas (quase 3 vezes mais que um bife de 200 gramas), o que faz dele um alimento indispensável para Veganos e Vegetarianos. Assim, esqueça essa história de proteína animal em sua dieta, e, ao invés disso, incorpore este pouco conhecido nutriente à sua rotina alimentar diária.
Estimula a digestão (a oxidação dos alimentos), favorece uma melhor capacidade mental (o cérebro utiliza 25% de todo suprimento de oxigênio do corpo), e juntamente com sua extensa variedade de Flavonóides, protege o sangue contra as bactérias anaeróbicas. As células cancerígenas não sobrevivem na presença do oxigênio.
Também contém uma longa lista de aminoácidos; são ao todo 17 deles, e por volta de 80 tipos de enzimas conhecidas. As enzimas são as substâncias que dão vigor e aceleram o processo de trabalho de renovação ou reparação das células do nosso corpo. Ocorre que muitos nutrientes e aminoácidos não são produzidos pelo organismo humano, por isso precisamos de fontes de reposição complementares[4].
O suco é abundante em minerais alcalinos que ajudam a reduzir a hiperacidez sanguínea elevando seu PH. Pode ser usado para aliviar dores internas, e tem sido aplicado com sucesso para tratar Úlceras pépticas, Síndrome do Cólon Irritável, Colite Ulcerativa, Constipação, Diarréia, e outros distúrbios Gastrointestinais[5].
Outro atributo desse nutriente como desintoxicante é a proteção do fígado. As enzimas e aminoácidos encontrados no Suco da Grama do Trigo podem proteger contra carcinógenos. Faz isso restaurando a estrutura celular danificada e quimicamente anulando o efeito dos poluentes ambientais, metais pesados ou Radicais Livres.
[1]
Veja notas sobre o Autor na página seguinte.
[2] Chlorophyll and total phenolic contents, antioxidant activities and consumer acceptance test of processed grass drinks.
[3] Dietary green-plant thylakoids decrease gastric emptying and gut transit, promote changes in the gut microbial flora, but does not cause steatorrhea
[4] Chromatographic analysis of wheatgrass extracts
[5] Wheat grass juice in the treatment of active distal ulcerative colitis: a randomized double-blind placebo-controlled trial.
[5.1] Chlorophyll-related compounds inhibit cell adhesion and inflammation in human aortic cells.
Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br