Autor: Alberto Cartago[1]
Publicado: 27 de Julho de 2024
Apesar de proporcionar tantos benefícios ao corpo, em seu estado natural, ainda contém gorduras saturadas hipercalóricas e é de difícil digestão. No entanto, depois de passar por um processo químico chamado “Germinação”, quando se transforma em Broto, muda completamente a forma de sua estrutura molecular.
Então acontece a mágica, e além de manter e potencializar por 10 todos os seus nutrientes, perde a porção de gordura saturada - a ruim - e ganha o favorável status de Alimento de fácil digestão e rápida saciedade.
E ainda tem mais, uma vez que como Broto Germinado, ela passa a ter o seu teor calórico reduzido, enquanto que, paradoxalmente, seu poder nutricional cresce a níveis estratosféricos. A partir desse momento ela ganha o exclusivo rótulo de Alimento Funcional de Alto Desempenho.
O fato de nunca nos informarem de modo amplo a respeito dos benefícios de alimentos com esse perfil, talvez ocorra, ou por ignorância, ou de maneira intencional, uma vez que os hábitos alimentares patológicos largamente disseminados no mundo moderno é um mau costume que mantém ativa uma gigantesta malha de interesses corporativos.
Pode ser consumida crua ou em forma de leite. Entre 7/9 unidades germinadas fornecem 200ml de leite. Com uma vantagem, contém 4 vezes mais cálcio que o leite da vaca, já que a versão pasteurizada comum e UHT não contém nutrientes naturais, apenas artificiais.
O Broto é de fácil digestão e favorece a saciedade e mantém sob controle o índice Glicêmico. Resultado, a pessoa pode sentir-se um pouco, digamos, sem fome!
Vale ressaltar que depois de germinada, além de manter todos os benefícios indicados, ainda ganha mais minerais e fibras e perde completamente a oleosidade que o grão tradicional, em seu estado natural, apresenta. Já como broto, sua carga glicêmica - quantidade de açúcar que libera na corrente sanguínea - é quase zero, o que faz dele um alimento perfeito para os portadores de Diabetes do tipo 2.
Uma boa razão para a germinação da Amêndoa é que ela libera uma substância chamada Lípase, que é responsável pela digestão e adequada absorção das gorduras pelo organismo. Esta substância só existe no Broto.
No processo de germinação a gordura saturada se transforma em Insaturada. Isso ocorre porque quimicamente a semente mudou. Ela agora está repleta com todos os nutrientes, enzimas e minerais, que a planta precisaria para se transformar numa nova árvore, daí seu imenso potencial energético.
Os grãos in-natura, não germinados, contêm o ácido Fítico, substância que inibe a absorção de cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco e outros nutrientes.
Sendo esse ácido hidrossolúvel - que se dissolve na água -, esta substância é completamente anulada durante o processo de germinação da semente.
A fração de Ácido Fítico hidrossolúvel pode ser de 10% no gergelim; de 70 a 97% em alguns feijões - soja em flocos, feijão branco e azuki -, e é bastante alta nas frutas que amadurecem para consumo depois de colhidas.
No caso dos grãos, antes de consumir qualquer um deles, o ideal seria deixá-los de molho em água por algum tempo, uma prática fundamental para ativar e acelerar o processo de germinação ou pré-digestão e eliminar essa substância.
[1]
Alberto Cartago - albertojcartago@gmail.com
Fitoterapeuta especializado em Terapias Alternativas, alimentação Orgânica, Vegana e Vegetariana.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em Rede Sociais.
Editoria de Saúde do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[2] O que são Flavonóides? Os flavonóides têm uma ampla ação biológica. Os benefícios causados pela ingestão de frutas e outros vegetais se deve a este composto. Auxilia na absorção de vitamina C, pode ter ação anti-inflamatória, anti-alérgica, anti-hemorrágica e atua um potente antioxidante.
Devido a sua ação antioxidante muitas indústrias e pesquisadores têm mostrado grande interesse nesses compostos, uma vez que poderão ter um papel importante na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares.
[3] Os Fitoquímicos? são compostos encontrados em vegetais e beneficiam a saúde de um modo geral contribuindo para a uma rápida recuperação de indivíduos enfermos.
Por exemplo, melhoram o funcionamento do sistema imunológico, atuando diretamente contra bactérias e vírus, reduzindo inflamações, prevenindo ainda contra Carcinomas, doenças Cardiovasculares e assim por diante. Os Flavonóides fazem parte da cadeia de Fitoquímicos.
Hoje já sabemos que esse composto nutricional é completamente eliminado quando o alimento é cozido à altas temperaturas ou processado industrialmente.