12 Dicas super práticas para você conseguir uma Boa Digestão e manter sua Saúde em Dia - Parte 2
Autor: Anne B. Talber[1]
Conteúdo Atualizado: 06 de Setembro de 2024
Uma boa digestão é um componente imprescindível quando se busca longevidade com qualidade de vida e Saúde...
"Toda Prevenção começa quando temos a consciência de que ela é necessária..."
"Não existe magia... a qualidade dos nossos alimentos ainda é o componente que fará toda diferença entre o convívio com a má ou a boa saúde..."
5. Coma vegetais crus e sementes Germinadas
Alimentos crus contêm enzimas que ajudam na digestão. Aumentar o consumo de folhas verdes, como
espinafre, rúcula, alcachofra e couve é uma excelente ideia, já que elas possuem substâncias adstringentes que facilitam a digestão dos alimentos.
Use as folhas de cenouras, aipo, tomates e outros vegetais para saladas, como um prato secundário. Aprenda a germinar
Nozes, Amêndoas, Grão de Bico, Feijão e outras sementes para torná-las mais digeríveis, nutritivas e livres de óleos ou enzimas indigestas.
6. Faça Exercícios Físicos regularmente
O exercício físico regular é um dos melhores ingredientes para reforçar o processo digestivo, e todas as atividades contam. Suba pelas escadas, faça caminhadas curtas antes e depois das refeições; mexa-se. Para o seu sistema digestivo não importa o modo como você se move, importante é que não deixe de fazê-lo.
7. Mastigue bem e devagar e não fale enquanto se alimenta
Uma mastigação incompleta e a conversa durante a alimentação irão causar a deglutição prematura. Nosso sistema digestivo não foi projetado para digerir alimentos mal triturados, por isso ficará uma sensação de peso e indigestão.
A Mastigação é o primeiro estágio da digestão. Não só fisicamente, por quebrar os alimentos em porções menores, mas por emitir os sinais para os órgãos que secretam sucos digestivos (enzimas pancreáticas e os ácidos do estômago) a fim de prepararem-se para recebê-los. A lenta mastigação permite que o mecanismo cerebral encarregado de sinalizar a saciedade ou enchimento do estômago tenha mais tempo para agir informando a hora certa de parar de comer.
8. Esteja consciente do que come assim como da quantidade do que põe à boca.
O consumo além do nosso limite ainda é a principal causa de indigestão. Nosso cérebro sinaliza o sentimento de plenitude cerca de dez minutos depois que estamos realmente cheios. Então pare de comer antes que você se sinta cheio. A probabilidade é que você se sentirá saciado dez minutos depois.
9. Experimente um tratamento Homeopático
Alguns preparados homeopáticos, embora sejam considerados inócuos pela medicina tradicional, trazem um evidente alívio quando o assunto são as dificuldades digestivas ou os embaraços gástricos. Lembrando sempre que tais alternativas não substituem os conselhos médicos, especialmente quando os fatores causadores de tais distúrbios precisam ser determinados. Mas, enquanto o socorro não chega, alguns medicamentos poderão ajudar.
Nux Vômica, Graphites, Arsenicum Album, Ipeca, Camomila e Antimonium Crudum, são alguns que podem ser testados sem riscos. Pelo menos, mal não farão.
10. Mantenha uma boa postura corporal.
Quando você senta de modo desleixado ou com as costas arqueadas demais, uma pressão extra é colocada sobre seu abdômen comprimindo os órgãos digestivos. Esta pressão irá causar má digestão ou embaraços gástricos diversos, tais como acidez, refluxo, azia ou náuseas. Sente com as costas eretas e ombros alinhados, isso vai deixar os órgãos digestivos livres o que ajudará no processo digestivo.
11. Aprenda a comer por ordem de Digestibilidade
A lógica é muito simples: comer em primeiro lugar os alimentos de fácil digestão, e depois partir mais os mais complexos. Pense como se estivesse em uma rodovia onde os carros mais lentos irão congestionar todo tráfego. O mesmo princípio se aplica ao modo como se alimenta. Coma os alimentos que digerem mais depressa em primeiro lugar e deixe os demais para a segunda metade de sua refeição.
Aqui estão as sequências de tempo para diferentes grupos de alimentos:
Água e Sucos: 20-30 minutos
Frutas, Alimentos batidos ou shakes, Sopas: 30-45 minutos
Legumes: 30-45 minutos
Feijão, Grãos, Amidos: 2-3 horas
Carne, Peixe, Aves: 3 ou mais horas
12. Experimente os Chás de algumas Ervas medicinais
Existem ervas e raízes que são conhecidas por ajudar no processo digestivo e metabólico. Eis algumas delas que, comprovadamente, são bem eficientes para essa tarefa:
Boldo, Carqueja, Folha de Mamão, Cravo, Erva-doce, Gengibre, Camomila, Hortelã, Espinheira Santa, Alfavaca, Canela, Jurubeba e Cocullus (calumba). Lembrando que a quantidade de ervas influi na qualidade do efeito. Assim, é bom não abusar na dose. Um pequeno punhado, o equivalente a uma colher rasa de sopa, deve bastar para cada porção preparada.
Tome o chá meia hora antes ou depois das refeições, jamais durante.
13. Dica Bônus - Identifique quais os alimentos que são indigestos para você
Existem alimentos que são sabidamente indigestos, tais como
Pinha, Maracujá, Graviola, Gorduras, Pimentões, Pepino, os Condimentados, Embutidos, Frituras, etc. O leite ou o glúten, aquele amido presente nos derivados de trigo, ambos, para muitos, poderão ser a causa de problemas digestivos.
Como saber se existe intolerância para alguns alimentos? Simples, fique atento a sintomas, tais como: flatulência, desconforto abdominal, cólicas intestinais, constipação ou diarréia, indigestão (sensação de peso estomacal, com ou sem cólica), azia, enjôo, ou casos severos de intoxicação alimentar. Para aqueles que não toleram a lactose do leite, poderão tentar leite de alpiste, de arroz, de Broto de Amêndoa, ou simplesmente o leite sem lactose. Já para os intolerantes ao glúten, as farinhas de milho, arroz, mandioca e Grão de Bico, resolvem a questão.
E por fim...
O site não se presta a fazer o papel do seu Médico ou Terapeuta, nem de prescrever medicações de qualquer natureza para qualquer tipo de patologia, mas apenas de servir como
fonte de informação adicional para seu esclarecimento antes de uma consulta a um profissional de saúde devidamente credenciado.
Notas:
[1]
Anne B. Talber - annebtalber@gmail.com
Fitoterapeuta, Terapeuta Floral e Holística especializada em alimentação Orgânica, Vegana e Vegetariana.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Bibliografia de apoio:
Revista Saúde 306 - Ed. Abril - 2008
Vegetais e Bebidas que Curam - Manole - 2001
Dicionário Familiar de Homeopatia - Almeida Prado - 1982
Thirdage - https://www.thirdage.com
WebMD - https://www.webmd.com/digestive-disorders/good-digestion#1
Digestion Health Center - https://www.medicinenet.com/digestion/focus.htm
Editoria de Saúde do Site Mundo Simples.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.