17 Dicas e Cuidados para a Prevenção da Osteoporose que você precisa conhecer - Parte 1
Autor: Anne B. Talber[1]
Conteúdo Atualizado: 06 de Setembro de 2024
Quando conhecemos as causas de um problema, caso não seja possível resolvê-lo, ainda assim podemos administrá-lo minimizando seus efeitos...
"Toda Prevenção começa quando temos a consciência de que ela é necessária..."
"Qualidade de vida é um objetivo que só pode ser conquistado com informação, interesse e esforço pessoal, e jamais resultado de um acaso ou uma espécie de pacote de méritos que simplesmente cairá do céu..."
Por dentro dos Fatos...
A osteoporose pode ser uma doença devastadora, mas a boa notícia é que é evitável.
Aqui, nesse breve guia, selecionamos algumas medidas ou técnicas simples que você pode adotar para diminuir, ou mesmo eliminar o risco de incidência dessa patologia.
Começando pela Dieta:
Existem várias coisas que você pode fazer para se preparar, até como forma de assegurar ou aumentar as chances de que terá de fato um passeio saudável pela vida.
Para começar:
- Ao consumir leite, prefira a variedade crua, de fonte confiável, ao invés da versão industrializada. Na ausência dessa opção, opte por leites alternativos como de Amêndoa Germinada, Arroz, Alpiste, etc. Queijos com pouca gordura, iogurte desnatado e com reduzido teor de gordura são fontes saudáveis do cálcio que você precisa para construir ossos fortes. Produtos lácteos fortificados também têm a vitamina D necessária para uma boa absorção de cálcio.
- Coma verduras à vontade. Vegetais de folhas verdes escuras dispõem de muito cálcio, além do potássio e da vitamina K que você precisa para bloquear a perda de cálcio dos ossos. Encha-se de brócolis, couve, suco verde de capim de trigo e acelga. No entanto, prefira as variedades vegetais orgânicas, já que as tradicionais estão recheados de compostos químicos que, além de anular os nutrientes que deveriam conter, danificam suas células, inclusive as ósseas.
- Sirva-se de soja, mas apenas os produtos à base da semente fermentada, a exemplo do Tofu, Tempeh, Koji, Natto e Miso. A soja contém não apenas cálcio, mas também estrógenos vegetais e ajuda a manter a densidade óssea em dia.
- Não exagere na proteína. Alto consumo de proteínas vai aumentar a sua perda de cálcio.
- Limite a ingestão de cafeína para menos de três xícaras de café por dia, uma vez que a cafeína faz com que o organismo elimine cálcio mais facilmente. No mesmo pacote de exclusões, elimine refrigerantes à base de cola, guaraná e chá mate, que também são ricos em cafeína.
- Coma cebola. Estudos mostraram que aqueles que têm a cebola em sua dieta diária sofrem uma redução de 20% no processo de degradação óssea que poderia levar a osteoporose. Mas, faça isso com moderação, afinal de contas, a cebola pode fazer bem aos ossos, mas não ao estômago.
- Acrescente à sua dieta regular o broto de Amêndoa. Riquíssimo em cálcio e outros nutrientes é ainda um auxiliar do processo digestivo. O leite dessa semente germinada possui 10 vezes mais cálcio do que qualquer tipo de leite animal ou outra variedade vegetal. Aprenda mais sobre o Broto de Amêndoa lendo este artigo nesse mesmo site: Broto de Amêndoa, um Milagroso Alimento capaz de Curar muitos Males.
Defina seu Plano de Exercícios
- Um plano regular de exercícios com pesos ajuda a parar a perda óssea e é um modo eficaz de construir ossos fortes em pessoas de idade mais avançada. Melhora ainda a postura, equilíbrio e flexibilidade, e reduz o risco de quedas que poderiam ser responsáveis pela quebra de ossos já fragilizados.
- Se exercite por 30 minutos, pelo menos três vezes por semana. Tente caminhar, Correr, Levantar peso, Subir escadas, Dançar, praticar Yoga, Tai-Chi ou Pilates, jogar Tênis ou Voleibol. O importante é mexer-se.
- Escolha uma atividade que seja mais adequeda ao seu perfil, mas não abra mão do movimento corporal. Acredite, além de melhorar sua saúde, ainda pode ser uma boa forma de diversão e terapia mental.
As Opções Médicas
- Faça testes para medir a densidade óssea, eles são a única maneira de prever o risco de fratura e determinar definitivamente e precocemente um diagnóstico de Osteoporose.
- Todas as mulheres acima de 65 anos devem fazê-lo, bem como jovens mulheres na pós-menopausa com um ou mais fatores de risco para a doença.
- Alguns médicos recomendam que as mulheres na pós-menopausa façam o teste em intervalos de um ano ou pouco mais. Assim poderão determinar as suas taxas de perda óssea, o que vai ajudar nos esforços de prevenção e tratamento.
- Peça ao seu médico para medir a sua altura anualmente. A perda de um ou dois centímetros é um sinal precoce de fraturas vertebrais, um dos sintomas da Osteoporose.
- Procure tratamento. Descubra com seu médico quais são as condições que podem ameaçar a densidade óssea e quais as medidas preventivas que você precisa tomar. Algumas condições comuns são: Hiperparatireoidismo, hipertireoidismo, hipogonadismo, certos distúrbios intestinais e renais, e alguns tipos de cânceres.
Notas:
Editoria de Saúde e Educação do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br
[1]
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores, assim como as notas bibliográficas, na página seguinte.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.