![]() |
Autor: Alberto Grimm[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Janeiro de 2023
Tudo que você informar ao empregador pode ser verificado, e será, no caso de uma eventual contratação. Assim, fique seguro e a salvo de mentiras.
Não são raros os casos onde a honestidade do candidato foi a razão do seu ingresso, mesmo que algumas vezes sua qualificação fosse inferior à de outro pretendente.
Seja simples, Use uma fonte que seja de leitura fácil, tamanho legível, que não precise de lupa para ser visualizado, e o mais importante, na cor preta.
Ler um currículo simples não é um sacrifício para ninguém, e é quase certo que, tendo uma aparência agradável e harmoniosa desde o princípio, seja visto até o final.
Empregadores estão menos inclinados a responderem a emails do tipo: joãodopagodão@email.com.br. Prefira: joãodasilva@email.com.br.
Omitir informações dessa natureza não é nenhum pecado. Além disso, demissão por redução de custos é sinônimo de incompetência. Se for questionado sobre isso, diga apenas que ali não mais atendia aos seus anseios de progresso e desenvolvimento profissional.
Profissionais de RH dificilmente irão informar ao seu novo empregador as verdadeiras razões do seu afastamento, especialmente nestes casos.
Nunca escreva coisas negativas sobre sua antiga empresa, chefe ou colegas de trabalho. Não explique as lacunas de tempo, dizendo que ficou desempregado por 10 anos. Informe apenas as coisas positivas, o tempo todo.
Pense da seguinte forma: se você fala mal do seu antigo empregador, imagine a reação do seu novo, ao saber que no futuro, certamente, fará a mesma coisa com ele.
Empregadores irão preferir ver um sumário das qualificações que enfatizem suas realizações e experiência, ao invés de um objetivo genérico sem informação alguma. Algo como: "Exercício de cargo em tempo integral em instituição educativa." Convenhamos, isso não informa absolutamente nada sobre suas Habilidades ou Atributos Profissionais.
Além disso, atualmente, na maioria das vezes, o computador lê e classifica os Currículos a partir de palavras-chaves. Assim, quanto mais o candidato for objetivo na escolha dessas palavras e elas coincidirem com os atributos que se enquadram no perfil exigido para preenchimento do cargo, mais chances ele terá de ser convocado para uma entrevista.
Não deixe de ler também o artigo: 5 Dicas para Você Aprender a Confeccionar o Currículo Perfeito, nesse mesmo site.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e consultor em Recursos Humanos, Práticas Motivacionais, Educação Integral e Consciencial.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Dicas de Educação Integral e Consciencial