Autor: Alberto Grimm[1]
Conteúdo Atualizado: 25 de Abril de 2024
No entanto, caso esteja se sentindo sobrecarregado com seu atual volume de trabalho, ou mesmo entediado com a natureza de suas obrigações corriqueiras dentro do seu cargo, ou ainda se sente como um estrangeiro em uma nação desconhecida, então a simples menção de responsabilidades adicionais vai deixá-lo ainda mais desmotivado.
Mas, caso o desejo de permanecer no cargo que exerce atualmente revele uma satisfação e concordância com seu momento dentro da empresa, então, para conseguir uma promoção ou obter o reconhecimento que considere justo você vai precisar se esforçar muito mais. Quando combinado com um sentimento de inércia ou a sensação de que está encarcerado na função errada, então é um sinal de alerta de que algo não está certo.
Examine quando foi a última vez que aprendeu algo novo em seu trabalho. Caso não seja capaz de lembrar, então é hora de colocar a massa cinzenta para trabalhar outra vez. A mudança pode ser tão boa quanto um descanso, mas nem sempre é necessário virar sua vida de cabeça para baixo para desfrutar de tais benefícios.
Outra opção é fazer um curso profissional capaz de agregar novos valores úteis requalificando sua função existente, ou até mesmo conduzi-lo a uma nova carreira capaz de incrementar o status de sua motivação.
Se você extrapolou esse limite e raramente têm uma boa palavra a dizer sobre o seu trabalho, então sua infelicidade profissional tende a contaminar as outras áreas de sua vida. Em vez de desperdiçar sua energia valiosa reclamando sobre coisas que provavelmente não pode mudar, por que não voltar a focar esse tempo em fazer algo produtivo, como, por exemplo, a aquisição de novas competências, ou mesmo a busca por um novo papel que julgue mais adequado às suas pretensões?
Eis um breve Conto:
Um homem caminhando por uma estrada deserta parou diante de uma bifurcação com duas placas que diziam: "Caminho da satisfação" e "Caminho da prosperidade". Aos pés das mesmas, sentado em uma pedra e segurando um cajado, viu um homem velho para o qual dirigiu a palavra: "Estou perdido, o Senhor saberia me dizer qual o melhor caminho a seguir?" Lhe respondeu o velho: "Sei apenas o que há em cada caminho, mas a escolha será sua. No da Satisfação a estrada é plana, ornamentada, sem obstáculos e fácil de percorrer, mas também nada encontrará no seu final. A outra é esburacada, com grotas, lamaçais, muitos obstáculos e muito difícil de percorrer, mas é lá que estão escondidos os maiores tesouros..."
Não deixe de ler também o artigo: Os 10 Hábitos mais Irritantes no Convívio do Ambiente de Trabalho, nesse mesmo site.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e consultor em Recursos Humanos, Práticas Motivacionais, Educação Integral e Consciencial.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Dicas de Educação Integral e Consciencial